PELD-RIPA

Defesa de Tese de Doutorado

Discente: Franciely Ferreira Paiva – Laboratório de Ecologia de Bentos (leb.uepb)

Título: Macroinvertebrados bentônicos como indicadores de estressores ambientais e de serviços ecossistêmicos em reservatórios no semiárido

O objetivo desse estudo foi analisar aspectos da diversidade e produção da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em relação ao uso e ocupação da terra, variáveis físicas e químicas e serviços ecossistêmicos em reservatórios no semiárido.

Principais conclusões:

  • O uso antrópico de pastagem, solo exposto, agricultura e ocupação humana margem aos reservatórios tem influência positiva sobre o aumento dos estressores ambientais (variáveis físicas e químicas), negativa sobre a diversidade da comunidade macrobentônica e positiva sobre a produção secundária, em virtude de organismos generalistas e tolerantes.
  • A vegetação margem aos reservatórios tem relação positiva com o volume hídrico e negativa com variáveis que indicam impacto. Isso influencia positivamente a diversidade da comunidade macrobentônica.
  • Características funcionais dos macroinvertebrados bentônicos como tamanho grande, proteção corporal e respiração branquial são bioindicadores robustos ao aumento de estressores ambientais (salinidade, nitrito, nitrato, amônia e sólidos totais dissolvidos).
  • A reposta de limiar funcional dos macroinvertebrados bentônicos aos gradientes de estressores se dá por meio de conjuntos de características funcionais, e não características únicas.
  • A análise do limiar funcional dos macroinvertebrados bentônicos é uma ferramenta útil para o monitoramento e gestão ambiental dos reservatórios.
  • Os serviços ecossistêmicos da macrofauna bentônica são percebidos de forma indireta pelas populações residentes no entorno dos reservatórios.
  • Os serviços ecossistêmicos percebidos pela população estão mais associados com a utilidade, preferências e necessidades da mesma, sendo os serviços de provisão mais citados.
  • O uso antrópico margem aos reservatórios apresenta correlação negativa com a percepção dos serviços de regulação e manutenção e serviços culturais, e se correlaciona positivamente com a percepção dos serviços de provisão.
  • A vegetação margem aos reservatórios se correlaciona positivamente com a percepção dos serviços de regulação e manutenção e serviços culturais.
  • Se faz necessário medidas de regulação do uso e ocupação da terra margem aos reservatórios sejam efetivamente tomadas para manutenção da diversidade e serviços ecossistêmicos.
  • Ações de divulgação científica e educação ambiental são necessárias para esclarecimento das populações humanas sobre a importância da conservação da diversidade e qualidade ambiental dos reservatórios para manutenção dos serviços ecossistêmicos.