PELD-RIPA

Defesa de Tese de Doutorado

Discente: Daniely de Lucena-Silva – Laboratório de ecologia de Bentos (@leb.uepb)

Título: Impactos dos materiais da geo-engenharia sobre as comunidades fitoplanctônica e bentônica

O trabalho apresenta grande importância ecológica e científica pois contribui para o desenvolvimento de planos de controle e mitigação da eutrofização e das florações de cianobactérias tóxicas em corpos d’água do semiárido, uma região reconhecida pelos problemas de escassez hídrica agravada por um conjunto de problemas ambientais, econômicos e de gestão que resultaram no comprometimento também da qualidade das águas.

O trabalho foi orientado pela Dra. Joseline Molozzi e co-orientado pela Dra. Vanessa Becker

Principais resultados:

  • No Capítulo 1 foi possível concluir que a técnica da geo-engenharia Floc & Sink causou impactos sobre a estrutura da comunidade fitoplanctônica e que esta resposta esteve relacionada com às diversas adaptações morfológicas que favorecem a flutuabilidade das células na coluna d’água, particularmente aerótopos e flagelos. As espécies que possuem estes mecanismos foram mais resistentes à remoção da coluna d’água independentemente do coagulante e argila aplicado. Embora, resultados satisfatórios de remoção com os materiais da geo-engenharia, são necessárias maiores investigações acerca do possível restabelecimento de espécies, especialmente as cianobactérias nocivas, que não foram totalmente removidas, gerando possíveis danos à biota aquática e resultando também em prováveis complicações no tratamento da água. Além disso, a seletividade por parte dos coagulantes e argilas quanto às espécies a serem sedimentadas, podem resultar na remoção de espécies essenciais à manutenção da saúde ecológica do ecossistema aquático, o que pode vir a comprometer o fluxo de energia e disponibilidade de alimentos entre os níveis tróficos da cadeia alimentar, gerando importantes implicações sobre a dinâmica funcional do ecossistema aquático.
  • No Capítulo 2 onde foram avaliados os efeitos bioacumulativos e fisiológicos dos materiais da geo-engenharia sobre espécies bentônicas abundantes em reservatórios do semiárido, possibilitou concluir que na mesma via que os macroinvertebrados bentônicos causam impactos sobre o desempenho dos materiais da geo-engenharia através de processos como a bioturbação, esses organismos são diretamente afetados por esses compostos, variando conforme a espécie bentônica e o produto aplicado. As alterações enzimáticas somadas aos efeitos bioacumulativos das cianotoxinas nas espécies bentônicas, diretamente impactadas pelas ferramentas da geo-engenharia, poderão subsidiar novos estudos sobre alterações ecotoxicológicas e fisiológicas com implicações no seu metabolismo neurológico e digestivo, e assim, contribuir para maior compreensão dos impactos e reais implicações que a aplicação desses compostos causam à dinâmica funcional do ecossistema aquático e à qualidade da água.
  • Os resultados apresentados nesta tese indicam que é imprescindível o entendimento acerca de como os materiais da geo-engenharia afetam as comunidades aquáticas indispensáveis à manutenção da saúde ecológica do ecossistema aquático. Dessa forma é possível ter um panorama mais realístico dos impactos desses materiais sobre a dinâmica funcional de todo o ecossistema aquático, permitindo ainda projeções de efeitos sobre a saúde humana. O que torna-se de grande interesse aos gestores e administradores dos recursos hídricos, responsáveis pelo fornecimento de água com qualidade e segurança do ponto de vista de saúde humana.

A partir deste estudo já foi publicado um artigo científico e outro está submetido, ambos em periódicos internacionais de alto fator de impacto sendo eles:

Artigo 1: Impatos da técnica Floc & Sink sobre a comunidade fitoplanctônica: uma abordagem morfo-funcional em água de reservatório eutrófico. Publicado na revista Journal of Environmental Management;

Artigo 2: Efeitos dos materiais da geo-engenharia sobre macroinvertebrados bentônicos: bioacumulação de cianotoxinas e atividade enzimática. Submetido na revista DAE.