Os pesquisadores John Cunha e Aldrin Pérez (@aldrinsemiarido) , estão engajados em ações de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca através do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Rio Paraíba Integrado (PELD-RIPA). Sua contribuição é fundamental para o desenvolvimento do Segundo Plano de Ação Brasileiro (2º PAB BRASIL), uma iniciativa liderada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O 2º PAB BRASIL visa propor e planejar ações estratégicas para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e reverter a degradação da terra em todo o país. Para alcançar esse objetivo, serão realizados 10 seminários estaduais e quatro regionais, reunindo representantes do governo, sociedade civil e setor empresarial para discutir propostas e metas de ação.
John Cunha lidera o diagnóstico sobre a degradação biofísica dos ecossistemas brasileiros, enquanto Aldrin Pérez atua como coordenador geral do plano, trazendo sua expertise como representante científico brasileiro para o tema de desertificação nas Nações Unidas.
A expectativa é que o 2º PAB BRASIL seja apresentado na Conferência das Partes (COP) 16, agendada para dezembro de 2024, na Arábia Saudita. Essa iniciativa destaca o compromisso do Brasil em enfrentar os desafios ambientais e promover a sustentabilidade em nível nacional e internacional.
@insamcti
@aldrinsemiarido
@ufcg_oficial
@mmeioambiente